O presidente da Junta de Freguesia de Alcaravela disse hoje ter encontrado pequenos engenhos explosivos espalhados pelo local onde o fogo lavrou, nos concelhos de Sardoal, Abrantes e Mação, tendo chamado a Polícia Judiciária para investigar o caso.
"Sei como isto começou porque fui eu quem encontrou os engenhos que para aqui espalharam. São pequenas bolas brancas, semelhantes à cabeça de um fósforo, e que entram em combustão lenta até explodirem e espalharem o fogo. Quando peguei nelas e as mandei para o chão explodiram logo", disse Manuel Serras à Lusa.
O autarca contou ter encontrado dois diferentes engenhos na zona do incêndio que, segundo a protecção civil de Santarém, consumiu uma área de cerca de dois mil hectares nos três concelhos afectados. "Um deles tinha uma espécie de rastilho e o outro tinha várias bolinhas brancas, tipo cabeças de fósforo, que estavam em combustão lenta escondidas num buraco debaixo de uma carqueja. Só fui ver porque achei estranho estar a sair fumo dali", explicou. Segundo Manuel Serras, "as bolinhas estavam envoltas em caruma e quando as mandei para o caminho começou tudo a arder numa roda de dez metros".
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1302917