"Dar Vida às Letras" é o título do projecto de promoção do livro e da leitura que a Rede de Bibliotecas do Vale do Minho está a desenvolver em Valença, até 2007, junto de crianças e jovens com carência de hábitos de leitura.
O programa está a actuar junto de uma turma de 20 alunos do Jardim Infantil de Passos, freguesia de Cerdal, e de um grupo de 20 jovens estudantes da Escola Secundária de Valença, com idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos. As acções estão a decorrer na Biblioteca Municipal e prolongam-se até Junho de 2007.
O projecto tem também "um importante objectivo de trabalho com os adolescentes", adianta a Câmara Municipal de Valença em nota à imprensa. A acção terá o nome de "Novas Experiências para a Literacia" e pretende ser um forte travão ao abandono escolar precoce.
Entre as actividades a implementar encontram-se "As nossas leituras", "A Gruta do Dragão" e "Como Funciona a Biblioteca", que serão dinamizadas por técnicos especializados.
Entre os objectivos específicos das acções encontram-se "a estimulação e reforço do contacto precoce com o mundo do livro e da leitura e contribuir para a aprendizagem, desde a infância e ao longo da vida, através da promoção da biblioteca e da leitura", lê-se no mesmo documento.
O programa contará com o acompanhamento do Instituto Português do Livro e Bibliotecas, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte, Direcção Regional da Educação do Norte, Instituto de Estudos da Criança e autarquias do Vale do Minho.